A Prefeitura prossegue nesta terça-feira, 25, com a programação da vacinação contra a Covid-19.
Agora começa o atendimento para a aplicação da primeira dose em pacientes com comorbidades, que tenham 46 anos ou mais e os idosos com 60 anos ou mais.
Horário
A vacinação acontece no horário das 7h30 às 16h, em 6 Unidades Básicas de Saúde: Leporace, Brasilândia, Aeroporto I, São Sebastião, Paulista e Estação.
Poderão ser atendidos os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar.
Também os pacientes com cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
Relação
Da relação fazem parte os pacientes com arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Pode ser vacinado quem tem doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave).
Na relação de quem pode ser vacinado estão pacientes com doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias.
Oncológicos
Também os pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas; doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com imc > 40; cirrose hepática child- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise).
Por fim, as pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, além de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC, com idade de 46 anos ou mais.
CRM
Para receber a vacina é necessário a apresentação de receitas com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência.
Também é preciso comprovante específico para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, documento que comprove ser beneficiário do BPC, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.