Assistência Social e Carib procuram famílias acolhedoras para adolescentes de 12 a 17 anos

04 - 06 - 2021- Franca

Franca Franca

A Secretaria de Assistência Social em parceria com o Centro de Acolhimento de Ribeirão Preto (CARIB), busca por famílias acolhedoras para participarem do projeto “Voltando às Origens”. O programa trata-se de acolhimento prestado em residência por famílias moradoras do próprio município para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, aos quais foi aplicada medida de proteção, por motivo de abandono, violação de direitos ou pelas famílias e responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

As famílias que se cadastrarem a ser voluntárias para receber, temporariamente, em suas residências crianças e/ou adolescentes deve firmar o compromisso de assisti-los em suas necessidades básicas promovendo cuidado em saúde, educação, lazer e contribuir na preservação dos vínculos familiares e comunitário com apoio da equipe do Programa Família Acolhedora.

Os interessados devem procurar o CARIB, Rua Ametista, 920, Campos Elíseos, ou pelo telefone 3626 7511.

 

Segundo Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, o acolhimento é fundamental. “Essa modalidade minimiza os sentimentos despertados na criança e no adolescente no ato do acolhimento, uma vez que os papéis dos acolhedores e a rotina domiciliar se aproximam ainda mais da realidade saudável de uma família”.

Vale lembrar

Adoção e acolhimento são propostas diferentes. O acolhimento é de modo temporário, feito por meio de um termo de guarda provisória, solicitado pelo serviço de acolhimento e emitido pela autoridade judiciária para a família acolhedora previamente cadastrada.

 

Já a adoção é uma medida excepcional, que segue trâmites legais próprios e não privilegia a Família Acolhedora. A proposta, nunca é demais enfatizar, é reintegrar a criança à sua família. 


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide