Franca entrou em uma semana decisiva do lockdown, a cidade que está há mais de 11 dias com o confinamento mais severo, pode continuar com restrições após o fim do decreto, contudo a tendência é que elas sejam menos rígidas, tudo vai depender da análise dos dados feita pela Prefeitura.
Antes do lockdown no dia 27, o comércio em geral podia atender apenas por drive thru e take away, além do delivery. A medida tinha sido implantada na semana anterior diante o aumento dos casos positivos e também das mortes causadas pela doença.
Os supermercados embora estivessem autorizados a abrirem as portas, só podiam atender com a capacidade reduzida em 50%, o mesmo valia para outros serviços de alimentação, mas o consumo nestes locais seguia proibido.
No anúncio de lockdown, Alexandre Ferreira chegou a afirmar que caso os números aumentassem, as regras poderiam ser mais rígidas, mas caso os números diminuíssem elas poderiam ser afrouxadas.
Na semana passada o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais, no qual afirma que a situação da pandemia estava melhorando no município, mas que precisava contar com a colaboração da população.
O Jornal Verdade mostrou que embora o município esteja em lockdown, o isolamento social não apresentou grande crescimento, de acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica, a média nos nove primeiros dias era de 42%. Na sexta foi o maior índice, com um isolamento de 50%, o mínimo necessário para conter o vírus segundo as autoridades em saúde.
Já no sábado o isolamento foi de 40% e no domingo 42%.