A Prefeitura de Franca divulgou na tarde deste sábado (3), que está descartada a aplicação de doses vencidas da Astrazeneca na cidade. A princípio existia a suspeita de que sete doses tinham sido aplicadas, ainda na sexta-feira (2) o Executivo afirmou que após apuração, restava investigar três aplicações, já que as outras quatro tinham sido dentro do prazo.
A resposta veio neste sábado, quando a secretaria de Saúde informou que elas foram aplicadas antes do vencimento, por tanto dentro do prazo para que surtisse o efeito de imunização.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde fez minuciosa apuração e concluiu que as vacinas contra a Covid, na cidade, foram aplicadas dentro do prazo correto de validade. Portanto, não procede a informação de que sete doses teriam sido aplicadas fora do período de validade, publicada pelo jornal Folha de São Paulo. Por fim, o Município esclarece que, na data informada na reportagem, os lotes mencionados já não estavam disponíveis nos postos de vacinação.
A Prefeitura de Franca reforça a importância da imunização contra o Covid e a necessidade de todas as informações serem transmitidas com prudência, evitando transtornos à população”, divulgou.
Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo na sexta-feira, afirmou que cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios, entre eles constava um lote que foi destinado à Franca. No mesmo dia o Ministério da Saúde informou que os estados são orientados a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade.
O ministério informou também que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados e ao Distrito Federal. A pasta acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.