O avanço de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar fez as temperaturas despencaram em várias regiões do país. Os meteorologistas alertam que as temperaturas podem ser ainda mais baixas nos próximos dias e a tendência é o frio intenso prosseguir até domingo, dia 1º de agosto. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de temperaturas próximas de 0º em Franca. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que há previsão de geada neste período.
Ainda segundo o Inmet, em Franca, a mínima registrada nesta quinta-feira, 29, tende a ser de 4º e a máxima não passa de 18º. Na sexta, 30, variam de 3º a 20º. No sábado, 31, e domingo, 1º, as mínimas previstas são de 9º e máxima de 23º e 22º, respectivamente.
Por conta do frio intenso, a Prefeitura de Franca lançou uma Ação Emergencial para a População em Situação de Rua. O trabalho teve início nesta quarta-feira, 28, e segue até dia 2 de agosto, contemplando duas frentes principais que são os serviços de abordagem nas ruas e o de acolhimento.
A abordagem das pessoas em situação de rua será feita de quinta a sábado, das 13h às 22h, e no domingo, das 14h às 17h. O serviço pode ser acionado pelo telefone 99965-6571 e, após as 22h, na Guarda Civil, através do 153. A secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni, disse que os animais das pessoas em situação de rua serão acolhidos no Canil Municipal. A Prefeitura aceita doações de colchões, cobertores, agasalhos e alimentos não perecíveis embalados para auxiliar o atendimento a esse público. O posto de coleta funciona na Avenida Champagnat, 1750, Centro.
A ação contra o frio também inclui a ampliação da rede de acolhimento oferecida pelo município a pessoas que vivem nas ruas. Serão ofertadas quase cem vagas a mais para pernoite e refeições. Com a ampliação, esse serviço terá capacidade para atender 226 pessoas na Casa de Passagem e Abrigo Provisório, que ficam na Vila Gosuen, além do Centro Pop, na Vila Formosa. O trabalho será integrado entre a Secretaria de Ação Social, Segurança, Feac e Fussol (Fundo Social de Solidariedade). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo What App (16) 3711-9809.