As escolas municipais reabrem a partir desta segunda-feira, 2, para receber professores e alunos após 16 meses com aulas suspensas por causa da pandemia da Covid-19. O retorno será gradual, respeitando 35% da capacidade de cada unidade. A estimativa é a de que sete mil alunos retornem às salas de aula, do total de 20 mil matriculados atualmente nos ensinos infantil e fundamental da Prefeitura. As creches retomaram as aulas na semana passada, no dia 27 de julho.
As aulas serão ministradas no período das 7h às 11h15 e as unidades escolares seguirão os Planos de Retomada e Pedagógico específicos para cada estabelecimento, que serão avaliados e monitorados por uma Comissão Escolar, visando o cumprimento rigoroso das ações para o retorno das atividades presenciais.
Segundo Márcia Gatti, secretária de Educação, assim como as creches, as escolas foram adaptadas para essa nova fase e receberam sinalização, demarcação de solo e as equipes estão orientadas para seguir os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.
Todas as pessoas deverão obedecer o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a utilização de álcool em gel para higienização das mãos. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.
Haverá também aferição de temperatura na entrada da unidade, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e monitoramento de sintomas. Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, o Comitê Escolar da situação de saúde dos estudantes, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.
Neste momento, o retorno dos alunos é facultativo. A partir do dia 30 de agosto até 22 de setembro, o percentual de alunos atendidos nas escolas será ampliado, considerando a quantidade de estudantes que os pais autorizarem o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.
Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagem dos alunos que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades no período da pandemia.