A média de mortes causadas pela Covid-19 em Franca caiu 44% nos últimos 30 dias, é o que aponta o levantamento realizado pelo Jornal Verdade com base nos dados divulgados pelo Boletim da Vigilância Epidemiológica.
No dia 12 de julho a média estava em dois falecimentos por dia. No último boletim divulgado relativo ao dia 10 de agosto, este número está em 1.1, o que indica a queda nas mortes.
A redução já era esperada por conta do avanço da aplicação da vacina contra a covid na cidade, que atualmente aplica nas pessoas acima dos 22 anos. A expectativa é a de que até em setembro toda a população alvo da vacinação já tenha recebido pelo menos a primeira dose.
Os números do boletim apontam ainda que no último mês, os dias 12, 19 e 23 de julho foram os que mais registraram falecimentos pela doença, com 5 mortes em cada.
Os dias sem óbitos também se tornaram frequentes no último mês, para se ter uma ideia nos dias 21 e 24 de julho, e dia 1°, 7 e 8 de agosto, Franca não registrou óbitos causados pela doença.
No mesmo período observado, o dia 15 de julho foi o que registrou a média móvel mais alta do mês, com 2.9 óbitos. No pico da contaminação na cidade, esta mesma média superou os 2 dígitos, ficando acima de 10 mortes diárias.
Franca ultrapassou a barreira das 920 mortes causadas pela Covid-19, a maior parte das vítimas eram idosos, 62.34%, o que corresponde a 576 pessoas. Do total de mortes, quase 40% sofriam de hipertensão arterial, 23.16% tinham diabetes, e 14.39% eram obesos.
A cardiopatia estava presente em 12% dos falecidos, e 10% do total sofriam com pneumopatia.
Doença renal crônica, doenças neurológicas, deficiência vascular, estavam presentes em menos de 10% do total de vítimas na cidade.