A trajetória do Sesi Franca Basquete se encerrou com um final feliz neste sábado (02/10) no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2021.
Com uma vitória sobre o Minas Tênis Clubes por 73 a 63, os francanos asseguraram a terceira colocação e a medalha de bronze da competição Sub-22.
Após uma dura derrota para o Paulistano na semifinal da última sexta-feira (01/10), a equipe do interior paulista respondeu bem ao resultado negativo e terminou sua participação no maior campeonato de base do país de forma honrosa.
”Fico orgulhoso da forma que terminamos a competição. Sabíamos que os favoritos eram Pinheiros e Paulistano, mas chegamos perto de quebrar uma dessas hegemonias e fazer a final”, disse o técnico Pablo Costa.
Emocional
Para o técnico, o time soube levantar a cabeça no momento certo da partida e esquecer o jogo contra o Paulistano.
“Nisso ficou a frustração, até por isso demoramos para engrenar hoje. A parte emocional deu um pouco de trabalho hoje, mas os garotos se superaram e estou orgulhoso deles” afirmou o treinador Pablo Costa.
Mescla
Recheado de jovens no elenco, o Sesi Franca fez valer a mescla entre a experiência de jogadores como o armador Adyel, o ala/pivô Márcio e Edu Marília com a juventude de atletas que estão apenas começando suas trajetórias em LDBs.
São os casos dos ala/armadores Reynan, Zu Jr. e Léo Abreu – e com essa mescla, a equipe francana conquistou 12 vitórias em 15 jogos disputados.
Promessa
Um dos destaques do Sesi Franca é o ala/pivô Márcio, que apesar de ter apenas 19 anos, já é experiente em LDB’s e vem recebendo cada vez mais minutos no profissional dos francanos.
Em momentos tensos, foi ele quem liderou os jovens atletas do elenco para a positiva campanha do time e encerrou a competição com médias de 18.7 pontos, 11.2 rebotes e 21.5 de eficiência.
”Esse papel de liderança eu venho desenvolvendo bastante com o adulto. Lucas Dias e David Jackson são caras mais velhos que me ajudam muito e me espelho neles para passar isso aos mais jovens” finalizou Márcio.
Base forte
Após chegar à final da LDB 2019, o Franca terminou a atual edição da Liga de Desenvolvimento entre os três melhores colocados, fato que consolida o bom projeto francano de desenvolvimento de jovens atletas.
A transição bem feita da base para o profissional é o objetivo de Franca, que nessa LDB teve o elenco com média de 18 anos.
”Éramos uma das equipes mais jovens da competição. Muitos garotos de 15, 16, 17 anos em uma competição sub-22. Fico orgulhoso da forma que terminamos a competição”, comentou Pablo Costa.
Que continuou: ”Conseguimos dar minutos de jogo para muitos garotos que ainda terão diversas LDBs pela frente. Mérito dos garotos e do Sesi Franca Basquete pelo planejamento e gestão, e a cada dia colheremos mais frutos”, finalizou o treinador francano.