Se tem uma coisa que não falta na cidade é torcedor apaixonado pelo Franca Basquete, o time tem o poder de arrastar multidões movidas pela paixão. Há 18 meses, os francanos não podem acompanhar a equipe de perto, mas esta realidade já tem dia e hora certa para acabar: sexta-feira, dia 8 de outubro, às 18h, no Pedrocão.
Um desses torcedores fanáticos é o cartazista Geasi Félix de Almeida, ele é fundador da torcida organizada “Capital do Basquete”, que já acumula quase 10 mil seguidores no instagram. “É a melhor notícia que a gente podia receber, o retorno das torcidas no Pedrocão. Eu falo torcidas porque são várias para o maior do Brasil. Isso estava sendo aguardado há muito tempo, recebemos com muita alegria, entusiasmo e a gente não vê a hora de estar no Pedrocão de novo”, relatou.
O torcedor contou também que neste período teve que superar a saudade do time através da TV, Facebook e Youtube, canais que transmitiam as partidas. Ainda assim para ele nada substitui acompanhar o jogo no ginásio lotado. “Graças a Deus a maioria das pessoas estão vacinadas, estamos superando essa pandemia e o retorno ao templo do basquete é um grande presente para todos os torcedores. Vamos presenciar em quadra grandes duelos, acompanhar o Franca dentro do Pedrocão é algo que não tem explicação, só quem vive sabe a emoção de ver o time entrar em quadra, ver o time jogando grandes partidas, grandes confrontos e se Deus quiser conquistando títulos”, finalizou Geasi, que disse ainda que espera ver o ginásio lotado com 100% da capacidade após o fim da pandemia.
No dia 1° de outubro foi anunciada a autorização para a volta das torcidas nas partidas do Campeonato Paulista de basquete, com apenas 30% da capacidade. O Franca entra em quadra contra o Baurú, pela semifinal do campeonato nesta sexta-feira (8). Os outros dois jogos vão acontecer na casa do adversário, que se classificou na frente e garantiu a vantagem de decidir em casa.
Só será permitida a entrada do sócio-torcedor adimplente, mediante apresentação de pelo menos um dos documentos: carteirinha de vacinação contra a Covid-19 com a comprovação das duas doses, teste antígeno emitido em prazo inferior a 24 horas ou teste RT-PCR emitido em prazo inferior a 48 horas. O uso de máscara e distanciamento social também serão obrigatórios durante todo os jogos. Uma equipe de profissionais da saúde também vai aferir a temperatura na entrada no ginásio, o torcedor que apresentar temperatura acima de 37,8°, não será autorizado a entrar.
“Eu não via a hora disso acontecer, de termos a nossa torcida no Pedrocão, ao nosso lado. O esporte é feito para o público e a gente sentiu muita falta dos torcedores. Talvez fomos mais afetados por essa ausência por causa do envolvimento com a torcida em Franca. Agora poderemos viver muitos momentos marcantes juntos, com toda motivação que o público nos traz”, disse Helinho Garcia, técnico do Franca Basquete.