O Dia das Crianças será marcado por ações solidárias organizadas por diversos grupos em Franca. Nas primeiras horas do feriado, a empreendedora Renata Duarte e uma equipe de voluntários percorrerão bairros na extensão entre o Jardim Noêmia e o Aeroporto para doar brinquedos, bolachas recheadas, balas e refrigerantes para a criançada.
Este será o terceiro ano da ação, que, devido à pandemia da Covid-19, não poderá ser em local fechado. Renata contou que a inspiração para a iniciativa veio de familiares que faziam festa para comemorar a data com as crianças e também de Nossa Senhora Aparecida. “Meu pai e minha avó realizavam festinhas para o Dia das Crianças, mas eles faleceram e depois de um tempo, fui tocada por Nossa Senhora, e conseguimos resgatar a ideia”.
Renata acredita que 200 crianças serão presenteadas neste ano. “. Eu falo que juntos somos mais fortes e eu conto com muita ajuda e doações de amigos e conhecidos. É uma obra de Deus e Nossa Senhora porque é um sentimento inexplicável ver o sorriso e o olhar das crianças que presenteamos, vale muito a pena”.
O grupo de voluntários “Que bonita a sua roupa”, famoso por levar alegria e ajudar famílias carentes caracterizados de personagens do Chaves, fará a despedida dos seus trabalhos neste Dia das Crianças.
O encerramento das atividades após quatro anos de história será com a participação em eventos comemorativos da data. Desde as primeiras horas da manhã até a noite, eles marcarão presença nas festas no Conjunto Habitacional Copacabana, no Jardim Luiza (Claudinho Lanches), no Centro Comunitário do Jardim Palma e na Igreja Morada de Deus, na Vila Aparecida.
A proposta é promover gincanas e apresentações teatrais para o público, que deve somar mais de 750 crianças. “Preparamos uma programação especial para as crianças. Temos muita gratidão por esse trabalho, pelo sorriso delas e apoio que levamos aos familiares. Criamos o grupo para ajudar famílias carentes com doação de cestas básicas e já teve vezes de entregarmos os alimentos e as pessoas não segurarem a emoção”, afirmou o bombeiro Walker Sousa.
O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, data em que também se comemora o Dia das Crianças, deve ser de paradeiro em Franca com boa parte do comércio fechada e serviços suspensos. As lojas de rua, bancos, escolas, Prefeitura e outras repartições públicas retomarão o atendimento apenas na quarta-feira.
Na cidade, o Franca Shopping estará aberto e seguirá o horário adotado aos domingos. As lojas e quiosques abrem das 14h às 20h nesta terça-feira, e a praça de alimentação, das 12h às 22h. O Shopping do Calçado abrirá neste feriado das 10h às 17h.
O setor comercial atendeu em horário ampliado no último sábado e na segunda-feira, véspera do Dia das Crianças, e registrou boa movimentação no Centro e lojas de bairro. Os lojistas, segundo pesquisa da Acif, projetam vendas entre 5% e 20% maiores neste período em relação a 2020. Lojas do segmento de brinquedos e produtos infantis programam abrir no feriado.