Pela quinta vez consecutiva, um feito histórico, o Franca Basquete está na final do Campeonato Paulista, a primeira partida contra o São Paulo já acontece nesta sexta-feira (15), no Pedrocão ás 18h. Os ingressos já estão sendo vendidos e a torcida promete empurrar o time, já que o desafio não será fácil.
O São Paulo, ao lado do Bauru, foi responsável pelas derrotas dos francanos no primeiro turno do campeonato. Apesar disso, na semifinal o time da Capital do Basquete, atropelou o Bauru com duas vitórias, sem a necessidade de um terceiro jogo para decidir a classificação para a grande final.
“Foi uma semana bastante intensa de trabalho, estamos colocando muito foco nas nossas variações defensivas, foco naquele repertório técnico tático que a gente vem ganhando ao longo desse campeonato paulista. Claro já estudando a equipe do São Paulo, que tem jogadores experientes que vem tendo um volume grande de jogo, dentro disso a gente procurar colocar a concentração naquilo que a gente precisa para buscar a primeira vitória e depois pensar no segundo jogo que acontece em São Paulo”, destacou Helinho Garcia.
Além de ser o atual campeão do torneio, o Franca eliminou o São Paulo nos dois últimos anos nas semifinais do estadual. O time conta com dois ex-tricolores, Lucas Mariano e Georginho.
Na primeira fase do campeonato os adversários se saíram melhor, em nove jogos foram oito vitórias e apenas uma derrota. Na fase de realinhamento o tricolor garantiu duas vitórias, mas foram duas derrotas em quatro jogos, enquanto que nas quartas de final atropelou o Rio Claro, sem a necessidade de uma terceira partida.
Na semifinal o São Paulo também fez bonito, garantiu duas vitórias contra o Pinheiros, também sem a necessidade de uma terceira partida.
Já os francanos na primeira fase acumularam sete vitórias e duas derrotas em nove jogos, uma dessas derrotas foi justamente para o São Paulo. Na fase de realinhamento o time de Helinho se deu melhor, foram três vitórias em quatro jogos, superando o São Paulo por um placar de 87 a 75.
Nas quartas de final os francanos não tiveram dificuldades para superar o Mogi, foram duas vitórias seguidas, excluindo a necessidade de um terceiro jogo, mesmo cenário que se viu na semifinal contra o Bauru, dois a zero, com classificação na casa do adversário.
“Quinta final consecutiva, na história só três equipes conquistaram isso, a gente se sente muito orgulhoso, muito feliz, mas sabemos também onde podemos chegar. Nossa busca é pelo título, pelo tetra, sabemos da dificuldade, São Paulo tem uma grande equipe, mas estamos focados e unidos em busca primeiro de pensar jogo a jogo, buscar a primeira vitória para depois pensarmos no segundo confronto”, finalizou Helinho.