O Jornal Verdade mostrou que os casos de dengue em Franca dispararam em 2021, foram registradas na cidade 206 vítimas, o que representa um aumento de 379% em relação a 2020, quando foram contabilizados 43 casos positivos da doença.
Para tentar frear o avanço ainda maior da dengue, a pasta da Saúde implantou o plano de retomada das ações de controle e prevenção da dengue.
No meio do ano, as visitas no interior dos imóveis voltou a ser feita; este trabalho estava suspenso por conta da pandemia da Covid-19. Além da orientação aos moradores sobre como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, os agentes de saúde promovem o controle vetorial nos imóveis e pontos estratégicos; fazem avaliações periódicas da densidade larvária e bloqueio da transmissão em áreas de intensa circulação do vírus.
O combate aos criadouros e ações educativas de comunicação e mobilização social também fazem parte dos trabalhos de prevenção.
A população também precisa aderir aos cuidados para evitar a dengue, que, na forma mais grave, pode até ser fatal. A principal medida é eliminar os potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença, que se reproduz em locais com água parada.
Com retorno da temporada de chuvas, é preciso manter baldes, latinhas, garrafas e outros recipientes com a boca virada para baixo e em locais cobertos; eliminar água parada em vasos de plantas, armazenar pneus em lugares com cobertura, sem ficarem expostos ao tempo e manter a caixa d´água vedada.
Os principais sintomas da dengue são febre acima dos 39º, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, em todo o corpo, e dor nas articulações e ossos.