‘Todos podem colaborar com a preservação do meio ambiente’, destaca Comandante da Ambiental

21 - 01 - 2022- Franca

Franca Franca

A Polícia Ambiental divulgou um balanço da operação Pan Amazônica, que foi deflagrada na região entre os dias 17 e 19 de janeiro. De acordo com os dados no decorrer da Operação foram fiscalizados mais de 1.600 metros cúbicos de madeira nativa vinda da Amazônia Legal, o que equivale a 41 carretas transportando o material.

Foi lavrado ainda um auto de infração ambiental de transporte irregular de madeira, resultando na apreensão de aproximadamente, 60 metros cúbicos de madeira. Foram lavrados também no total 4 autos de infração ambiental, o que representa aproximadamente R$ 23.500,00 de multas arbitradas; foram fiscalizadas 10 propriedades rurais sendo confeccionada ainda autuação por corte de 10 árvores nativas e recuperado e restituído ao proprietário um veículo produto de furto.

O principal foco da operação foi o transporte de madeiras nativas e crimes contra à flora, especialmente no combate ao desmatamento da Floresta Amazônica, já que o Estado de São Paulo responde pelo consumo de 30% de toda madeira produzida na Amazônia Legal. “Os resultados operacionais produzidos foram excepcionais e nos trazem a certeza de termos alcançado êxito no planejamento operacional. O planejamento possibilitou a fiscalização de caminhões em horários diversos nas principais rodovias, dando ampla capilaridade às ações de fiscalização, considerando as fronteiras com os Estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, principais portas de entrada da madeira oriunda da Amazônia no Estado de São Paulo”, informou a polícia.

Um dos principais benefícios da operação para toda a sociedade, é a prevenção global ao efeito estufa, pois foi intensificado o combate ao corte ilegal de madeira nativa, não só de São Paulo, mas também de outros Estados, especialmente os da Floresta Amazônica, essas árvores podem desempenhar o seu papel de absorção de gás carbônico da atmosfera.

Colaboração

Em entrevista ao Jornal Verdade, o Capitão Rodrigo Antônio, que é Comandante da Companhia de Policiamento Ambiental de Franca, afirmou que toda a comunidade pode colaborar com a ambiental, fazendo a sua parte na preservação e também com denúncias sérias. “A única coisa que nós pedimos para as pessoas é que façam as suas denúncias com responsabilidade, com o mínimo de informação, porque uma viatura nossa que sai, seja ele motivado por trote, ou por briga por questões pessoais, a gente deixa de enviar uma viatura para um caso sério e necessário. Façam suas denúncias de forma anônima, nós não exigimos que você se identifique, mas traga informação com responsabilidade”, disse.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On