As escolas de Franca já deram início ao ano letivo ou estão prestes a começar as aulas com retorno presencial dos alunos. Mas, com o aumento dos casos da Covid-19 e a variante ômicron, que tem alto poder de transmissão, muitos pais ficam em dúvida se é realmente seguro mandar os filhos para a escola?
Pensando em criar condições para uma volta às aulas com segurança, o Jornal Verdade divulga um rico material preparado pela médica pediatra Rejane Casagrande com esclarecimentos e orientações sobre o retorno às escolas. Ela é mestre em pediatria e especialista em alergia e imunologia pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, vinculado à Faculdade de Medicina da USP. Com mais de 20 anos de experiência, realiza atendimento em consultórios (Pinheiros e Campo Belo) e no Hospital Sírio Libanês.
A médica Rejane Casagrande afirma que “os últimos dois anos de pandemia mostraram que a falta de aulas presenciais não afeta apenas o aprendizado, mas também causa efeitos indiretos na saúde tanto física quanto mental das crianças. Obesidade, ansiedade e depressão foram alguns dos efeitos observados durante esse período. Daí a importância da volta às aulas presenciais”.
Em busca de maior proteção, saiba mais sobre a vacina para crianças; como orientá-las em casa antes de irem para a escola; qual a melhor máscara a ser usada; quando suspender a ida à escola; qual o período de quarentena e também detalhes sobre os testes de Covid.