Os autotestes de Covid chegaram a Franca e já estão disponíveis para as pessoas com sintomas e desejam fazer o teste rápido de farmácia.
Na tarde de quinta-feira (10), algumas unidades da Drogafarma já estavam vendendo os autotestes.
Segundo o diretor Fabrício Pedrosa, todas as demais unidades da Drogafarma de Franca e região começariam esta sexta-feira (11) já vendendo os testes.
“A principal vantagem do autoteste vendido na farmácia é a rapidez do resultado, que fica pronto entre 15 e 30 minutos”, afirmou Fabrício.
Coleta de amostra
O autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem sozinha, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional.
Ao redor do mundo, o método já é usado para rastreamento do coronavírus.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização de mais dois testes caseiros da doença, totalizando seis produtos aprovados.
“Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto”, explicou a agência.
Instruções
É muito importante ler o manual de instruções antes de usar. Independentemente do tipo do método, alguns cuidados são fundamentais.
A realização do teste é recomendada para entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas da covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dores de cabeça e no corpo.
Se tiver contato com uma pessoa com covid-19 o procedimento deve ser feito após cinco dias. A orientação também é para que a própria pessoa faça o autoteste, para não haver contaminação.