Prefeitura de Franca inicia capacitação voltada para entidades do Terceiro Setor

07 - 07 - 2022- Franca

Franca Franca

Com a oferta de 120 vagas, a Prefeitura de Franca iniciou na semana passada e prossegue até a segunda quinzena deste mês, sempre às terças e quintas-feiras, um treinamento com carga horária de 20h, destinado aos representantes de entidades do Terceiro Setor, com quem mantém parcerias e contadores.

O intuito é avançar na implantação do sistema de gerenciamento e prestação de contas das instituições, que deve entrar numa fase em que todo o processo será informatizado.

As aulas estão sendo ministradas nos períodos da manhã e tarde, num dos salões de treinamento da Secretaria de Educação, por uma equipe de técnicos da empresa Inovação Gov, credenciada pela Prefeitura.

Desde a elaboração do cadastro da instituição, montagem do Plano de Trabalho, organização documental e demais expedientes, em consonância com as normas do Tribunal de Contas do Estado, os participantes estão recebendo orientações sobre como devem proceder.

O Departamento de Parcerias e Prestação de Contas da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Finanças, informa que a nova sistemática de gerenciamento e prestação de contas, possibilitará maior agilidade, segurança e mais transparência nas ações, com acesso em um único local para obtenção das informações.

Com esse trabalho, Franca e as entidades do Terceiro Setor, com quem mantém parceria, chegam a fase 5 da Audesp, que é uma Divisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, cujo objetivo é realizar o massivo processamento eletrônico de dados dos órgãos, que devem atender aos requisitos da legislação em vigor.

Por último, uma equipe de servidores municipais, que lida com esse assunto, cuidando das análises dos documentos, também passará por um treinamento rápido.

Esse é um projeto de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos do TCE, buscando o aperfeiçoamento do controle de gestão governamental, onde através da tecnologia da informação, visa aprimorar os procedimentos de coleta de dados e informações dos órgãos fiscalizados, buscando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade dos dados, bem como o cumprimento da missão constitucional de fiscalizar e controlar as contas públicas.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca