Estudantes são premiadas por produções sobre conscientização

30 - 09 - 2019- Franca

Franca Franca

Durante o Setembro Verde, mês que tem como objetivo a conscientização sobre a importância das doações de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar da Santa Casa de Franca, com apoio da Diretoria de Ensino, promoveu um concurso de redações e desenhos relacionados ao tema com alunos de oito escolas estaduais da cidade.
As duas categorias envolvem estudantes de faixas etárias. A produção dos desenhos foi feita por crianças do ensino fundamental com idades entre 9 e 10 anos, enquanto alunos do 8° ano fizeram os textos.
A premiação das produções vencedoras aconteceu na tarde da última sexta-feira (27). Primeiro, Larissa Nalini da Escola Estadual Profª Amália Pimentel e, sem seguida, Marcela Fanan Silva, da Escola Prof° Jerônimo Barbosa Sandoval participaram de eventos realizados nas instituições para apresentar os trabalhos realizados. Elas receberam um certificado da comissão e foram homenageadas.
Os trabalhos chamaram a atenção pela avaliação por conta da criatividade das meninas. O desenho foi uma geladeira cheia de órgãos e uma fila de espera, apontando o cenário que seria o ideal para atender a demanda necessária. A redação contou com informações baseadas nos órgãos responsáveis pelas doações e o incentivo às pessoas a participarem da campanha.
Idealizadora do projeto que acontece desde 2012, a assistente social da Santa Casa Márcia Floro da Silva, decidiu colocar as atividades em prática com o intuito de levar conhecimento aos alunos. "O projeto nasceu para desmitificar muitas questões e mostrar que tudo isso faz parte do nosso dia a dia e são importantes, além de levar qualidade de vida para quem precisa", afirmou.

Relevância
Podemos citar temas que são difíceis de serem discutidos. Um exemplo disso é a doação de órgãos. De acordo com levantamento feito pelo RTB (Registro Brasileiro de Transplantes), no Brasil, cerca de 43% das famílias se recusam a fazer a doação de seus parentes que passaram por morte cerebral.
Alguns assuntos ainda soam como tabus na sociedade atual e necessitam de conhecimentos aprofundados da população para o desenvolvimento de ações e atitudes especiais perante aos temas. Foi partindo desse princípio que Márcia colocou as discussões em pauta já nas fases iniciais nas escolas.

 


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Vrdade On