Franca lança campanha Pneu no Caminho Certo; confira local de coleta

24 - 11 - 2022- Franca

Franca Franca

A Secretaria de Saúde de Franca, por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), lançaram na manhã da última terça-feira, 22, o Campanha ‘Pneu no Caminho Certo’, durante evento ocorrido no Ecoponto, instalado no Aterro Sanitário.

O intuito é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto e os ganhos ambientais que isso representa, pois são materiais que deixam de poluir e armazenar água, o que contribui para o surgimento de focos do mosquito da dengue e prejudica a saúde pública.

Em um trabalho integrado das secretarias mencionadas e a Emdef, as borracharias, empresas e comércios que trabalham com a venda de pneus, estão sendo orientados sobre a forma que podem ajudar nesse processo, gratuitamente, bastando que levem de segunda a sexta-feira, os pneus até o Aterro Sanitário.

Neste local, duas carretas fechadas estão posicionadas e prontas para receber o material. Na medida em que atingem o carregamento limite, uma empresa credenciada de São Paulo é avisada e faz a substituição. O material é 100% reciclado, sem custos para a Prefeitura ou Emdef.

Em média, são recolhidas 20 toneladas de pneus por semana, o que segundo Caio Carvalho, da Vigilância Ambiental, tem um significado enorme em termos de saúde pública e preservação ambiental, pois é pneu que deixa de ser destinado em terrenos desocupados.

A presidente da Emdef, Milena Bernardino, que acompanhou o lançamento da campanha, também pontuou que o descarte incorreto de qualquer resíduo, produz impacto no meio ambiente. No caso dos pneus, isso se amplifica.

Milhões de unidades são produzidas, diariamente e, como todos sabem, a decomposição do material é estimada em séculos. Diante desse contexto, o ciclo correto para o pneu é extremamente importante para o ecossistema.

O descarte de forma errônea pode provocar entupimento da rede de esgotos, poluição de rios. Caso incinerado é um agente de poluição atmosférica, liberando poluentes como carbono e enxofre.

E, caso fossem descartados em definitivo nos aterros, ocupariam um considerável espaço. A reciclagem é o melhor caminho, é o caminho certo! A metodologia da reciclagem conduz ao reaproveitamento.

Neste sentido, as ações da Prefeitura estão em sintonia com as melhores práticas e a conscientização da população, principalmente, de empresários do setor, é peça chave nesta solução.

Em processo de cooperação, o Aterro de Franca conta com área específica para a recepção desse tipo de material, um Ecoponto com toda a estrutura, criando condições para a logística reversa. Assim, município/empresas/sociedade atuam acertadamente, garantindo sustentabilidade e uma gestão ambiental responsável.

O Aterro Sanitário, onde estão as duas carretas que integram o Ecoponto fica localizado nas margens da rodovia Prefeito Fábio Talarico, no Distrito Industrial.

Para reforçar sobre a importância desse descarte ambientalmente correto, equipes da Vigilância seguem visitando e distribuindo cartazes e materiais informativos nos estabelecimentos relacionados aos pneus, juntamente com a orientação de Educação Ambiental e seus impactos no bem-estar geral da população.

O material pode ser destinado no local de segunda a sexta-feira durante o expediente comercial, ou seja, das 8h às 16h30, onde a Emdef mantém um profissional permanente para esse recebimento e controle.

 


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca