A Academia Francana de Letras (AFL) promove a terceira edição do Banquete Literário “Festa de Babette” neste próximo sábado, 20, às 15h, na Casa da Cultura e do Artista Francano.
O tema do novo encontro, que é gratuito, será a análise do livro “A Casa sobre Areia”, do escritor francano Antonio Constantino.
A mediação ficará a cargo do próprio presidente da AFL, José Lourenço Alves, grande estudioso da obra de Constantino.
“A Casa sobre Areia”, escrito em 1939, é um romance regionalista escrito por um autor modernista.
Festa de Babette
A “Festa de Babette” pretende se firmar como um clube de leitura para toda a sociedade francana, apresentando temas para a comunidade num formato participativo.
Sob tal prisma, José Lourenço pretende dividir seu banquete em três momentos: aperitivo, prato principal e sobremesa.
O aperitivo consiste na apresentação de apresentação de dados biográficos e contextualização da obra.
Já o prato principal será dividido em três cursos. “Eu vou tentar sintetizar, resumir e contextualizar a história, a narrativa do romance. Muitas pessoas não o leram, então essa forma de colocação em camadas vai servir para elas entrarem na história”, explica o presidente da AFL.
Depois, a sobremesa será dedicada à participação dos presentes no bate-papo, trocando ideias sobre a obra e seu autor.
Estudioso da obra
“Quero celebrar a literatura francana por meio de Antonio Constantino e sua obra, depois congraçar, reunir as pessoas em torno dessa literatura e, por fim, tirar lições, aprendizados e ensinamentos de toda essa dinâmica que é tempo e literatura. Então vamos ao passado de Constantino para celebrarmos esse tempo presente que nós vivemos com muita expectativa de alcançar um futuro bem melhor, o qual a literatura pode proporcionar”, finaliza José Lourenço.
Sônia Machiavelli
O Banquete Literário “Festa de Babette” encerra a sua primeira temporada no dia 3 de junho, às 16 horas, quando a escritora e jornalista Sônia Machiavelli estará à frente do bate-papo “Morte e Vida Severina: o rio Jaguaribe no auto de João Cabral de Melo Neto”.