Maior produtora de calçados do Ocidente, a indústria calçadista brasileira foi destaque no 25º Fórum Latino-Americano do Calçado, realizado nos últimos dias 22 e 23 de junho, em Cucutá/Colômbia.
Além de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), participaram do evento executivos das indústrias de calçados do México, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, Chile, El Salvador, Venezuela, Uruguai e Nicarágua.
Na oportunidade, o gestor de projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, apresentou o programa Origem Sustentável, o único a certificar empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG no mundo.
“Temos uma indústria sustentável, nos pilares ambiental, econômico e social, e todas as condições de sermos referência internacional na produção de um calçado ecologicamente correto e produzido a partir de processos que respeitam os direitos humanos. Isso pode trazer ganhos de competitividade, especialmente diante do calçado asiático, que não tem esses atributos cada vez mais relevantes para o consumidor internacional”, comentou o gestor.
O executivo também ressaltou que já são mais de cem empresas certificadas ou em processo de certificação na indústria calçadista brasileira.