Duas boas opções culturais serão oferecidas ao público neste mês, e em agosto, como parte do Projeto Viagem Literária, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Prefeitura. A primeira delas será dia 11, deste mês, uma Oficina Virtual de Histórias em Quadrinhos, nesse formato, intitulada “HQ é Para Todo Mundo”, às 14h, pelo canal do Youtube.
A inscrição na Oficina de Quadrinhos pode ser feita através do link: https://docs.google.com/forms/
A oficina estará sendo ministrada pela jornalista, cartunista e ilustradora Helô D’Angelo, com vasta experiência na área e passagens por diversas publicações em jornais e revistas do país, entre eles o Jornal do Brasil. Natural de São Paulo e formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Libero, Helô decidiu se dedicar a carreira de ilustradora e quadrinista, devido a necessidade de expor sua opinião e esclarecer temas relevantes de forma mais explícita não tão possível no jornalismo. Seu trabalho é focado em minorias políticas e nos direitos humanos, utilizando a linguagem dos quadrinhos para facilitar a exposição e a compreensão destas temáticas para um público mais amplo. Autora de Dora e a Gata e da reportagem em quadrinhos Quatro Marias, entre outras HQs. Também é capista do podcast Mamilos e chargista do site de notícias Brasil de Fato. Além disso, adora gatos, chá de hortelã, musicais dos anos 1980 e cheiro de lavanda. Foi finalista do primeiro CCXP Awards de Melhor Álbum de Quadrinhos com o livro Isolamento.
Quem quiser acompanhar, poderá assistir a oficina que será transmitida pelo Youtube/Facebook da FEAC. Depois de Franca, essa mesma oficina será realizada nos mesmos horários, em Batatais, Jardinópolis e Sertãozinho.
Viagem… “Só Sei que foi Assim”
Para o dia 8 de agosto, na Biblioteca Municipal “Américo Maciel de Castro Júnior”, estão programadas duas sessões de Contação de Histórias sob o tema “Só Sei que Foi Assim”, com Sandra Guzmán & Cia. Rabo de Cutia. O evento é aberto aos estudantes, educadores e público interessado, com sessões às 9h e 14h, na Av. Champagnat, 1808, centro.
O repertório a ser mostrado reflete a diversidade cultural nos contos, cantigas, poesias, folguedos, mitos e brincadeiras do imaginário popular estudados e adaptados, a partir de um laboratório com os públicos infantil e juvenil das diferentes regiões do país.