“Olhos de Céu” é um exercício cênico, resultado do Curso de Criação e Montagem Teatral, oferecido pelo Instituto Arte e Vida, em parceria cultural com a FEAC – Fundação Esporte, Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Franca. A coordenação artística-pedagógica do curso e a direção do exercício cênico é do diretor e professor de teatro Mauro Júnior.
Durante nove meses, aulas de teatro, música e circo foram ofertadas à população francana interessada. Das aulas, surgiu a montagem do exercício cênico “Olhos de Céu”, uma livre adaptação do livro infantojuvenil “Ela Tem Olhos de Céu”, da escritora cearense Socorro Acioli, premiada em 2013 com o Prêmio Jabuti, na categoria infantil, com este título.
Depois do nascimento de Sebastiana, nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança. Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer.
“Na nossa livre adaptação, a dramaturgia se apropria de trechos do livro de Acioli, mas também lança mão de cordéis como de Bráulio Bessa e diálogos escritos durante as improvisações de cenas. Criamos na encenação o imaginário de uma estação de rádio popular na cidade de Santa Rita do Norte, cidade nordestina fictícia onde se passa a história, a Rádio Taperoeba, comandada pela radialista local Solange de Nazareth, personagem criada por nós para alinhavar a história de Sebastiana, apresentada como uma radionovela, com direito a narradores, atores interpretando as personagens do livro de Acioli, sonoplastas, cantores de auditório ou jingles de patrocinadores, evocando assim o imaginário das antigas radionovelas”, analisa Mauro Júnior.
O exercício cênico “Olhos de Céu” já percorreu, nos dias 26 e 27 de junho, nove escolas públicas, perfazendo 11 apresentações, atingindo um público estimado de 1.300 pessoas entre alunos, professores e funcionários das escolas públicas de Franca, do maternal aos universitários: Apae, Creche Escola Prof. Lener Eustáquio Pereira, Prof. Sérgio Leça Teixeira, Capitão José Pinheiro de
Lacerda, Prof. Júlio César D’Elia, Creche Escola Ana Carolina Caleiro Manfredi, Unesp, Prof. Pedro Nunes Rocha e Ângelo Gosuen.
Segundo o professor e diretor Mauro Júnior, “mergulhamos na estética do Teatro Popular, buscando extrair situações cômicas, mas também poéticas e de reflexão. Nos interessa, nessa pesquisa-prática, para além da comicidade, os jogos de cena herdados do circo-teatro, por exemplo, a música cantada ao vivo pelo elenco, a evocação de um imaginário popular de entretenimento e
variedades. Ao final, chegamos com 13 alunos-atores, de várias faixas de idade, numa jornada de longos 9 meses de ensino-aprendizagem sobre a prática do teatro. É um enorme ganho para o setor cultural da cidade de Franca, um curso de teatro de nove meses de duração, envolvendo vários profissionais, impactando cerca de 1.300 alunos das escolas públicas, mais o público espontâneo e interessado que poderá agora assistir três sessões no Teatro Judas Iscariotes, de forma gratuita”.
Serviço
Datas: 8/7 (sábado) e 9/7 (domingo)
Horário: 8/7 às 18h e 20h. 9/7 às 19h
Local: Teatro Judas Iscariotes (Rua José Marquês García, 395, Cidade Nova)
Convites: Gratuito (Retirar convites com 30 minutos de antecedência na portaria do Teatro)
Classificação: Recomendável para todas as idades