Presidente da AFL lança livro “Liberdade de Expressão” na Casa da Cultura

08 - 08 - 2023- Franca

Franca Franca

O presidente da AFL (Academia Francana de Letras), José Lourenço Alves, acaba de publicar o livro “Liberdade de Expressão”, cujo lançamento foi realizado na Casa da Cultura e do Artista Francano, na sexta-feira, 4. Diversos membros da Academia foram prestigiar José Lourenço e conferir seu mais novo trabalho em primeira mão.

A obra é um compilado de posts sobre política publicados pelo autor no Facebook entre 2019 e 2022, e tem prefácio da escritora Sonia Machiavelli, também membro da AFL, e posfácio de Regina Laisner. Trata-se de uma edição limitada, com poucos exemplares impressos.

“Todos os textos do livro têm um norte e uma fonte de inspiração, que é exatamente a Constituição. Nesse período a que se refere essa obra, senti a necessidade de conversar sobre política, mas dentro desse espírito de liberdade de expressão, que é sem ofensa, sem quaisquer agressões e com amor ao debate, para que aconteça a discussão e a partir da discussão, o consenso”, explicou Lourenço.

O autor considera o debate imprescindível dentro do regime democrático em que vivemos. “Não importa a religião, a ideologia, mas sim que as pessoas possam civilizadamente expor de suas ideias de modo com que possam contribuir e, assim, chegar a algum lugar. Assim, vamos melhorando, não só individualmente mas também coletivamente”, finalizou o presidente da AFL.

Sobre o autor

Ocupa a cadeira nº 05 da Academia Francana de Letras, cujo patrono é Antonio Constantino.

Nascido em Botucatu, SP. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Uni-FACEF Franca, Doutor em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Promotor de Justiça (aposentado).

Escreveu Compromisso e Realidade, 2007 (prosa autobiográfica); Nas Entrelinhas (ficção realista), 2011; Liberdade – uma estória, 2013; Cinquenta e seis, 2020 (antologia em formato digital); Retrato Musical, 2020 (em versos). Participou da antologia Tanto mar entre nós: diásporas, 2021. Coordenou e participou da coletânea Prosaversando – 25 anos da AFL, em 2021. Coorganizou a coletânea Contando quanto uma árvore conta, em 2022. Publicou o livro iSOLados reunIDOs, em 2022.


Fonte - Verdade On
Fonte de imagem - Verdade On