Chuva de outubro pode contribuir para safra de café de 2024 na região de Franca

22 - 10 - 2023- Franca

Franca Franca

Após uma colheita abaixo do esperado em 2023, em decorrência do longo período de seca enfrentado na região de Franca, a expectativa do cafeicultor Rafael Stefani é de aumento na produção em 2024 com as chuvas que assolam o mês de outubro.

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, choveu 156 milímetros até às 9 horas desta sexta-feira, 20.

“A safra de 2023 foi maior do que a de 2022, porém não foi recorde. Agora as expectativas são boas para a próxima. Tivemos uma florada bonita e o clima tem ajudado bastante”, pontua Stefani, que é o influencer do perfil Café no Brasil no Instagram.

O cafeicultor planeja implantar uma nova lavoura em uma porção de terra, com mais de 30 anos de atividade. O objetivo é que a colheita no espaço seja planejada e que, posteriormente, possa ser realizada mecanicamente.

“O aumento de área é uma vontade nossa, mas na nossa região está cada vez mais difícil conseguir terra para plantar. É muito concorrido. Vamos implantar uma nova, mas em uma lavoura que estava muito velha. Vamos melhor esse talhão para uma colheita mecanizada”, explica.

Stefani deseja plantar café Arara – grãos de alta qualidade. Devido à realidade da terra, com casos de nematoide (verme microscópico), testará uma variedade mais resistente à praga, chamada de IPR 100.

“Estamos cada vez mais focados em produzir cafés especiais, vemos que é uma realidade. O consumo interno no Brasil está crescendo ano após ano. Vejo que o produtor tem sim que focar nesse mercado. Um mercado muito promissor em que você consegue agregar valor no produto”, completa.

Uma parte da safra atual já foi direcionada para a produção de café especial, e a tendência é que esse percentual aumente ainda mais na safra de 2024.

 


Fonte - GCN - Sampi Franca
Fonte de imagem - GCN - Sampi Franca