Com o objetivo de promover a inserção e acompanhamento de pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento de Franca, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, disponibiliza o Programa ‘Meu Primeiro Emprego Inclusivo’.
Isabella Maria de Oliveira, de 26 anos, tem deficiência intelectual e não encontrava oportunidades no mercado de trabalho.
Após se inscrever no programa, através do PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), passou pela triagem, fez entrevista e está há 3 meses trabalhando em uma rede de fast-food.
“Estou muito feliz. Foi através do programa que consegui meu primeiro emprego. Antes, deixava meu currículo em várias empresas e nem sequer era chamada para entrevista. Agora, estou empregada e tendo muitas oportunidades”, disse.
O Polo de Empregabilidade Inclusiva de Franca vai completar dois anos em dezembro. É a 18ª unidade inaugurada no Estado e tem, por meta, oferecer apoio para mais de 25 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade, sendo cerca de 12 mil delas em idade produtiva (de 15 a 59 anos).
Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento, disse que o programa é voltado especificamente para auxiliar pessoas com qualquer tipo de deficiência para inserção no mercado de trabalho.
“As empresas fazem a solicitação trazendo as oportunidades, é feita a triagem e damos todo suporte realizando a busca ativa de candidatos, entrevistas de habilidades, laudos de funcionalidade e apoio após a inclusão”.
“É um trabalho muito gratificante, ainda mais quando vemos essa pessoa conquistando o primeiro emprego”, disse.
De janeiro de 2023 a fevereiro deste ano, cerca de 122 pessoas aderiram ao programa e 17 conquistaram o primeiro emprego.
O pólo de Franca também emitiu 69 laudos para o trabalho. O PEI fica na sede do ‘Emprega Franca’, na rua Laerte Barbosa Cintra, s/n, Residencial Baldassari, em prédio anexo à Rodoviária de Franca.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.