Membro da Academia Francana de Letras lança livro que celebra pequenas vitórias

31 - 07 - 2024- Franca

Franca Franca

O escritor, professor e membro da AFL (Academia Francana de Letras), Baltazar Gonçalves, possui mais um livro saindo do forno.

“Quando permitir a maré: contos de Zerobill”, seu sexto livro (e o quarto em que ele é o único autor), é uma obra de contos publicada pela Editora Patuá, e já está em pré-venda (veja mais abaixo). O trabalho foi viabilizado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo.

“O título tem a ver com essa prospecção que cada um faz a respeito de quando será o momento certo para cada coisa que deve acontecer na sua vida. É sobre a espera do momento certo, saber esperar e ter a coragem de agir no momento em que as condições são favoráveis. Lutar contra a maré nem sempre é a melhor solução, saber ir a favor da maré talvez seja um movimento interessante”, explicou Baltazar.

“Quando Permitir a Maré” é dividido em três grandes capítulos – Barragem, Vazante e Lamaçal. Em cada um deles, o escritor trabalha histórias nas quais os personagens têm que retomar com suas vidas interrompidas.

Alegria de viver

“É um livro sobre grandes derrotas e grandes vitórias, assim como as pequenas vitórias no dia a dia que resultam na alegria de viver e na esperança de um novo amanhã”, resume Gonçalves.

Quem estiver interessado em adquirir a obra pode acessar o link: https://www.editorapatua.com.br/quando-permitir-a-mare-contos-de-zerobill-de-baltazar-goncalves/p.

No site, é possível, inclusive, ler um dos contos presentes no livro, “Claraval”. As cópias devem começar a ser enviadas ainda essa semana.

Como contrapartida ao financiamento público, Baltazar doará dezenas de exemplares para alunos do curso de Letras do Uni-Facef (Centro Universitário de Franca).

Além disso, o autor ainda prepara um lançamento presencial da obra na Casa da Cultura e do Artista Francano. O evento ainda não tem data marcada, mas deve acontecer entre o final de agosto e início de setembro deste ano.

Sobre o autor

Antônio Baltazar Gonçalves nasceu em Franca, é formado em História pela Unesp e pós-graduado em Terapia Cognitivo-Comportamental pela FAMMESP/Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

É professor, fotógrafo e mediador de leituras. Criou a marca “Depois eu conta” e mantém esse canal no Youtube, onde pode ser visto o documentário “Beleza trans”, por ele produzido e dirigido.

É membro da Academia Francana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 20 (cujo patrono é Ygino Rodrigues) e criou o coletivo de cultura e sarau “Festa de Babette”.

Publicou “Tecido na papelaria”, “Diário dos miseráveis” e a primeira edição da antologia “Tanto mar entre nós” pela editora Penalux.

Os livros “Albergue de Girassóis” e a segunda edição da antologia “Tanto mar entre nós: diásporas” foram publicados pela editora Kotter. Escreve semanalmente no Caderno Nossas Letras do portal SAMPI/GCN.


Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca