Secretaria da Saúde de Ribeirão registra queda de 43% nos casos de dengue em março

02 - 04 - 2020- Ribeirão Preto

Ribeirão Preto Ribeirão Preto

O Boletim Epidemiológico divulgado nessa quarta-feira, 1º de abril, pelo departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou 1.055 casos de dengue na cidade no mês de março. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.861 casos da doença, houve uma redução de aproximadamente 43% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Já os números em 2020, considerando os meses de janeiro, fevereiro e março, concentram 6.880 casos. O índice é 131,5% maior que em 2019, quando foram contabilizados, no mesmo período, 2.971 casos.

O secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, afirma que o trabalho de combate e prevenção à doença na cidade está sendo feito, com arrastões de limpeza semanais e intensificação das ações diárias realizadas pelas equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas, além de campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e nebulização.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito durante o trabalho de campo. “A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que limpem suas casas, seus quintais semanalmente e não deixem acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer”, alerta da diretora.

Já em relação à chikungunya, não houve nenhum caso em março de 2020. Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, foram notificados, como suspeitos, quatro casos. De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela nesse período.


Fonte - Revide
Fonte de imagem - Revide