Dez atletas da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca integram a delegação da FEAPAES-SP (Federação das APAEs do Estado de São Paulo) e disputam a 23ª edição das Olimpíadas Nacionais das APAEs, que acontecem entre esta segunda-feira, 5, e sábado, 10, em Aracajú (SE).
Os atletas da instituição francana competirão na modalidade de basquetebol, seguindo a tradição da cidade que é conhecida como a Capital Nacional do Basquete, sendo que cinco deles também participarão da modalidade atletismo, nas provas de revezamento 4×100 metros, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e saltos em distância e altura.
A preparação dos atletas começou no início deste ano, segundo o educador físico Adauto Edson Ferreira, e passou pela renovação da equipe de basquete, com a chegada de quatro novos jogadores, comandada pelo professor Alexandre de Oliveira Matos, atual técnico do time.
“Esses novos atletas responderam muito bem aos treinamentos e superaram as expectativas de todos, ao serem de extrema importância na conquista do hexacampeonato das Olimpíadas Especiais das APAEs do Estado de São Paulo, qualificando a equipe para representar a FEAPAES-SP nas Olimpíadas Nacionais”, observou Adauto.
“Os atletas conseguiram estabelecer suas capacidades físicas e técnicas, fazendo com o que a preparação para o Nacional fosse de forma mais coesa, com treinos para melhoria de capacidade hipertrófica, potência e resistência”, completou o técnico Alexandre Matos, que afirmou ainda que o fator psicológico também fez parte da preparação.
Os profissionais afirmaram ainda que a expectativa é grande em torno dos atletas francanos, especialmente pelo trabalho e empenho dos colaboradores da APAE Franca ao longo dos anos.
“O esporte promove caminhos e experiências únicas para nossos atletas. Algumas situações, por ele ter um déficit intelectual, podem causar alguma frustração, e o esporte supre isso, proporcionando para o atleta novas capacidades, o tornando cada vez mais funcional. E as Olimpíadas vem como um prêmio para nossos atletas que, além de dar a oportunidade para que eles possam mostrar toda sua performance, também podem conhecer culturas diferentes e fomentar ainda mais a socialização deles”, disse o técnico Alexandre Matos.
A participação da delegação da APAE Franca conta com o apoio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura.