As conquistas recentes do basquete francano não se limitam apenas à equipe profissional e suas campanhas positivas no cenário nacional e sul-americano. Se o time treinado por Helinho Garcia tem se destacado e feito a alegria dos apaixonados pelo esporte, o futuro do Sesi Franca Basquete também pode estar em boas mãos. Essa é a expectativa após mais um título na categoria de base. O time sub-14 conquistou, no último final de semana, a fase do interior do Campeonato Paulista ao bater o Rio Claro, fora de casa em duelo equilibrado e decidido no fim com o placar de 75 a 74.
O torneio que reúne representantes de diversas cidades do estado foi decidido em quadrangular final. Além do confronto final, Franca venceu os outros dois jogos da fase. Na sexta, o Sesi bateu Piracicaba por 65 a 62 e, no dia seguinte, com mais facilidade a vitória foi diante de Fernandópolis pelo placar de 86 a 35.
Com as duas vitórias do Rio Claro nos dias iniciais, a partida de domingo valia a taça. Após os mandantes abrirem 17 pontos de vantagem, a raça francana entrou em quadra e o time buscou a virada em um quarto período emocionante.
O técnico Jamil Costa conta que os meninos não desistiram em nenhum momento e que a tradição da cidade do basquete foi fundamental para reverter o cenário adverso. “Foi uma conquista difícil. A final foi espetacular. Mesmo com o placar desfavorável, a gente estava sempre acreditando que poderíamos virar. Fizemos uma defesa forte e jogamos sem desespero. A torcida adversário era grande e isso cria uma pressão maior nos garotos. Foi uma vitória com a cara do basquete de Franca”, afirmou.
A competição é dividida em três períodos. Franca venceu a fase regional antes de chegar ao grupo do interior. O título conquistado de forma invicta dará aos meninos do sub-14 a oportunidade de voos maiores. Entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro, a equipe disputará, ao lado do Rio Claro, o torneio estadual que também contará com dois representantes da capital paulista e litoral do estado. Os adversários e o local dos jogos ainda não foram divulgados.
O Sesi Franca começa agora a preparação para a próxima etapa. “É difícil fazer uma projeção para as finais do estado, já que não conhecemos as outras equipes. Mesmo assim, tentamos levar como nossa força a história de Franca e o jogo coletivo. Sabemos das dificuldades, mas vamos sempre em busca do título”, completou Jamil.