O Franca venceu a Universidad de Concepción-CHI por 109 a 87 na noite desta segunda-feira, em Concepción, no Chile, e se garantiu nas quartas de final da Champions League das Américas (BCLA) 2023/2024 com duas rodadas de antecedência.
Desfalcados de três jogadores, os brasileiros não sentiram a pressão da torcida rival, nem o jogo agressivo do adversário, e sobraram em quadra. O ala-pivô Lucas Dias, do Franca foi o cestinha da partida. Ele anotou 26 pontos. Pelo lado da UdeC, o pivô Derrick Woods foi o maior pontuador, com 24 pontos.
Com o triunfo do Franca, são quatro vitórias em quatro jogos. A equipe lidera o grupo D, seguida por Obras Sanitárias-ARG, que tem duas vitórias e UdeC, que não venceu. Neste cenário, como avançam dois times por chave, os brasileiros não podem mais ser ultrapassados pelo último colocado na janela de fevereiro, na Argentina.
Resumo do jogo
As equipes protagonizaram um festival de bolas de três pontos desde o início do jogo. Isso resultou em um placar alto nos dois primeiros quartos, sobretudo pelo lado do Franca, que fez 67 pontos nos 20 primeiros minutos da partida. A UdeC, também eficientes em bolas do perímetro, fechou com 47. A diferença foi o pouco aproveitamento no garrafão, algo que o Franca soube usar bem.
No terceiro período, o rendimento do Franca caiu, possibilitando um esboço de reação dos chilenos durante todo o quarto, que terminou em 23 a 18 para os donos da casa. No entanto, no quarto final o time brasileiro voltou a abrir vantagem, venceu por 24 a 21 e fechou a partida com 22 pontos na frente.