Desde o dia 16 de abril, a UBS do Jardim Paraty começou a funcionar, atendendo a milhares de pessoas dos bairros da Região Sul.
Um exemplo é a moradora Adolfina Jacinto, de 67 anos, que antes da inauguração precisava ir até a unidade do Jardim Ângela Rosa e agora conta com o atendimento próximo a sua casa.
“Estou adorando a UBS (Unidade Básica de Saúde). Uma semana após a inauguração, eu já vim e a médica pediu vários exames, fiz um check-up e agora estou passando pelo psicólogo. Todos são muito atenciosos”.
Assim como a Adolfina, outras 175 pessoas já passaram também pelo psicólogo.
A nova unidade conta com farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, dentista, técnica de saúde bucal e médicos clínicos gerais, além da equipe de enfermagem.
De acordo com a Secretaria de Saúde, entre os dias 16 de abril e 10 de junho, foram prestados 2.474 atendimentos incluindo assistente social, dentista, enfermeiro, fonoaudiólogo e psicólogo.
Atendimentos com médicos (ginecologista, matriciamento e clínico geral) foram 1.720. Já o número de procedimentos foi quase o dobro, 4.262.
Estão incluídos nos procedimentos a vacinação, curativo, administração de medicação, aferição de pressão, entre outros.
Marília da Conceição Lopes, mora no Residencial Zanetti e quando precisava tinha que se deslocar até o UBS do Jardim Aeroporto.
“Agora ficou muito fácil, está praticamente ao lado de casa. Os agendamentos são mais rápidos. Nesta semana mesmo já passei por um exame ginecológico”, disse a auxiliar de limpeza.
UBS Paineiras
Outra unidade básica de saúde inaugurada recentemente foi a do Jardim Paineiras.
Em uma semana de funcionamento, a unidade atendeu 181 pacientes. Atendimentos médicos foram 171 e procedimentos um total de 608.
Na próxima semana, a Prefeitura deve entregar mais uma Unidade Básica de Saúde, a do bairro City Petrópolis. Nas três unidades, foram investidos mais de R$ 5 milhões com recursos próprios.
Paralela às construções das UBSs, a Prefeitura realizou outras ações na cidade, sendo elas a revitalização das UBS nos bairros Vilas Santa Terezinha, São Sebastião, Jardim Aeroporto 3, Paulista, Estação, Parque Vicente Leporace, Jardim Guanabara, Ângela Rosa, Progresso, Paulistano, unidades do Jardim Luíza, Parque do Horto e bairro Santa Clara.
Além disso, seguem as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), orçado em R$ 40 milhões. O prédio fica no Jardim Botânico.
Outra obra importante em andamento é a construção do Hospital Estadual, em área destinada pela Prefeitura na avenida São Vicente, com recursos do Governo do Estado de São Paulo.