Cerca de 2 mil mulheres são atendidas por ginecologistas mensalmente no Programa ‘Mais Consultas’, da Prefeitura de Franca.
A aposentada Neuza da Silva, de 66 anos, é uma das pacientes. Ela mora próximo à Unidade Básica de Saúde do Jardim Guanabara e falou sobre a facilidade em agendar consultas.
“Aqui é muito bom. Sempre que preciso as enfermeiras marcam para mim, e quando os exames ficam prontos, já deixam o retorno marcado. O médico que atende aqui é muito atencioso”, disse.
De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2023, foram 42.490 agendamentos de médicos na rede.
Mesmo com o lembrete enviado pelas funcionárias das unidades às pacientes, foi registrado um alto índice de ausência.
Em 2023, do total de agendamentos, 13.664 mulheres não compareceram às consultas, o que significa um índice de 33% de absenteísmo.
Já neste ano, das duas mil consultas realizadas por mês, cerca de 30% faltaram, ou seja, 600 pacientes.
Ainda, segundo a secretaria, nas UBSs, os ginecologistas chegam a atender de três a quatro vezes por semana, com prioridade para gestantes, porém os médicos credenciados também prestam os atendimentos de rotina.
Só de grávidas, a média é de 1.600 mulheres em acompanhamento, para garantir as consultas de Pré-natal.
Em 2023, foram 26.316 agendamentos em médicos credenciados. Deste total 17.392 mulheres foram atendidas e 34% faltaram.
Geisa Barbosa também utiliza a rede pública para atendimentos ginecológicos. “Como eu moro perto da unidade, venho e marco direto. Inclusive agendei agora para minha filha. O médico é muito atencioso, pede todos os exames, nunca tive dificuldade alguma”, contou a dona de casa.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse o programa equacionou a demanda e vem facilitando o acesso das munícipes.
“Para agendamento de consulta, basta que a interessada vá até uma UBS ou envie uma mensagem no WhatsApp para o número (16) 3711-9592. O agendamento é feito dentro do mesmo mês”, ressaltou.
A Secretaria de Saúde reitera que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois outra paciente pode ser incluída e atendida.
O reagendamento pode ser feito direto na UBS ou pelo mesmo número de WhatsApp. É importante manter os cadastros atualizados nas unidades, como número de telefone e endereço.