A GIMA – Feira Cultural do Meio Ambiente na Alta Mogiana já começou e promete encantar seus participantes com um mergulho na cultura e agricultura da nossa região.
A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (31), com música, oficina de jogos, teatro e ciclo de palestras.
A GIMA é realizada pela Labareda Agropecuária, com organização da AZ Furlan Produções e o apoio do PROAC da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Sete cidades
Em 2024, a feira chega à sua 15ª edição e reúne alunos das escolas públicas de sete cidades da nossa região. Batatais, Cristais Paulista, Guará, Itirapuã, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente estão participando da GIMA, que ainda recebe alunos das cidades de Franca, Ipuã e Orlândia como visitantes.
“São quatro dias de evento com uma programação especial pensada em desenvolver o senso crítico e as habilidades das crianças, além de proporcionar muita diversão e cultura” contou a empresária Flávia Lancha, uma das idealizadoras da GIMA.
Na programação deste ano, estão shows de música com o Tio Paulão e sua turma. Contação de História com o Grupo Cabrun, a peça de teatro “Dinheiro não nasce em árvore” com a companhia de teatro Sicoob Mantiqueira;
Estão programadas também palestras com o pessoal do Sebrae e da Credicitrus e uma oficina de HipHop e Viola Caipira com o MC Zumba e o grupo Regional Beat. Além de uma oficina de jogos educacionais que desafia os alunos a usar o raciocínio lógico e seus conhecimentos.
Cidade x Cidade
O dia mais aguardado da GIMA é o sábado, dia 3 de agosto, quando acontece a disputa entre as cidades.
Cada município reúne seu time com cerca de 150 crianças que participam de provas como corrida de saco, resta um, bola na colher e outras.
Os times também apresentam danças relacionadas ao tema deste ano que é “Mergulho Cultural: criatividade e agricultura na Alta Mogiana”.
Participam de uma prova cultural em que um grupo de alunos responde perguntas feitas pelos organizadores. Ao final do dia, é escolhida pelo grande júri a cidade vencedora.
Sorteio de bicicletas
Além da disputa entre cidades, é no sábado que acontece um dos momentos mais emocionantes da GIMA: o sorteio de bicicletas para as crianças participantes.
Neste ano, serão sorteadas 175 bicicletas doadas pelos patrocinadores do evento. “É emocionante ver a felicidade das crianças premiadas. Muitas têm o sonho de ter uma bicicleta, mas a família não tem condição financeira para comprar. Elas choram de felicidade e a gente chora junto” contou a empresária Flávia Lancha.
As crianças que não ganham a bicicleta não saem sem presente. Elas recebem como brinde uma bola.
Homenagem
Nesta edição histórica da GIMA os organizadores prepararam uma homenagem a pessoas e empresas que sempre estiveram presente na feira, seja doando material ou patrocinando o evento.
Os escolhidos para receber a homenagem foram o empresário Luiz Eduardo Junqueira Figueredo, da Usina Alta Mogiana. “Ele esteve conosco desde a primeira edição, nos ajudou a desenvolver a GIMA e hoje continua nos apoiando para que o evento consiga atender mais cidades e mais crianças. Temos que agradecer e muito por essa parceria”, contou Flávia Lancha.
Quem também será homenageado é o também empresário Milton Pucci. Ele é o jurado mais antigo da GIMA e faz questão de estar presente todos os anos. “Além de ser um amigo muito próximo, o Milton tem um carinho enorme pela GIMA. Ele é um grande parceiro”, disse a empresária.
A terceira homenageada é a assistente social Raquel Palma Lancha, que assumiu a função de apresentadora da GIMA com muita empolgação. “A GIMA já tem a cara dela. Ela é a voz do evento e com seu carisma anima todo mundo. Não podia deixar de prestar essa homenagem”.
A GIMA vai até domingo, com a corrida que encerra o evento.
15ª GIMA – Feira Cultural do Meio Ambiente da Alta Mogiana
Período: de 31 de julho a 4 de agosto
Horários: Durante a semana, das 8h30 às 16h, e no sábado, das 8h30 às 15h
Local: Espaço da Igreja do Caititu, na rodovia Argemiro Leonardo, km 11
O evento é gratuito e destinado aos alunos das cidades participantes.