Projeto literário em escolas de Franca amplia o universo cultural dos alunos

26 - 08 - 2024- Franca

Franca Franca

Através de uma iniciativa que une literatura, contação de histórias e muita imaginação, alunos da Educação Infantil em Franca têm tido a oportunidade de mergulhar no universo encantado da escritora e ilustradora Eva Furnari.

A ação, conduzida pelo ‘Estúdio Literário’, unidade da Secretaria de Educação de Franca, tem o objetivo de aproximar as crianças das Fases I e II das creches e escolas municipais à obra de Furnari, proporcionando experiências que ampliam seu repertório literário e estimulam a criatividade.

Desde o início das visitas, em junho, 444 alunos já foram contemplados pela iniciativa, que segue a todo vapor.

Nesta semana, os pequenos das EMEBs Prof.º Aldo Prata, Profa. Dorotéa Paulino Ferro, Profa. Maria Brizabela Bruxellas Zinader e EMEI Izanild Paludetto Silva tiveram a oportunidade de participar das atividades.

A proposta é levar a magia das histórias de Eva Furnari a cada vez mais crianças, com a previsão de alcançar 850 alunos até o final do ano.

Nesta semana, as creches-escolas também serão incluídas no circuito.

As crianças das Creches Raimundo Cordeiro, Rafael Felipe Bastianini Marques, Eliane Negreli e Irene da Cunha estão ansiosas para receber a visita das professoras do Estúdio Literário, que levarão consigo não apenas os livros, mas também teatro de sombras, tirinhas em vídeo e atividades criativas.

A proposta do projeto vai além da leitura, proporcionando um ambiente onde as crianças possam interagir com as histórias e explorar diferentes formas de expressão artística.

Ao final das atividades, cada criança recebe um certificado individual de participação, reforçando a importância de sua jornada no mundo literário.

O Estúdio Literário, além de atender diretamente os alunos, também oferece suporte às professoras com atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e compartilha materiais que auxiliam na formação continuada dos profissionais da educação.

Essa iniciativa reforça o papel fundamental da literatura no desenvolvimento infantil, estimulando a imaginação e o pensamento crítico desde cedo.

O encantamento das crianças com as histórias de Eva Furnari é um reflexo do poder transformador da educação e da arte na vida de cada um dos pequenos envolvidos.

 

Fonte - Jornal da Franca
Fonte de imagem - Jornal da Franca