Exportação e Importação
Exportação e Importação

Exportação e Importação


Em meados de 1988, as empresas H. Bettarello (Franca-SP), EMBRAGEN (São Paulo-SP) e GSL - Grant Shipping (Franca-SP), se uniram para pleitear uma Estação Aduaneira Interior em Franca, devido ao fato de Franca ser um grande pólo industrial e exportador de calçados.

Em 26 de Dezembro de 1988 o governo federal através do Secretário da Receita Federal, concedeu o direito de instalar um recinto alfandegado na cidade de Franca - SP e explora-lo, conforme Ato Declaratório n.º 192 da mesma data, e em 10 de agosto de 1989 foi fundada a EMBRATE - EMPRESA BRASILEIRA DE ARMAZéNS, TERMINAIS E ENTREPOSTOS LTDA para tal propósito.

Desde sua instalação, a EMBRATE vinha prestando excelentes serviços de alta qualidade, com muita segurança e baixos custos de armazenagem e movimentação de cargas a Franca e região, sem interrupções e sem jamais terem sofrido algum tipo de advertência, penalidade ou sanção de qualquer órgão Público.

No ano de 2011, a Eadi foi fechada em razão de uma decisão da Justiça. De acordo com o advogado Luiz Gilberto Lago Junior, do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), o porto seco atendia cerca de 300 empresas da região - a estação movimentou em torno de US$ 30 milhões ao longo do ano anterior. Além de empresas calçadistas, o fechamento atingiu o segmento agropecuário - a região de Franca é uma das principais produtoras e exportadoras de café do país.